Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ZÉ DO ROJÃO AMIGO E COLEGA DE TRABALHO


” Sou um homem completo pois tenho minha família ao meu lado. Arapiraca é minha grande paixão e a música e a poesia são meus amores “.
Zé do Rojão
[ Fonte ( frase ) www.arapiraca.al.gov.br ]
 
Nome completo: José Cícero dos Santos
Nome artístico: Zé do Rojão
Data de nascimento: 27/02/1938
Local: Taquarana/AL
Gênero: Forró
 
 
BIOGRAFIA
 
O pioneiro da Rádio Novo Nordeste AM , estreou ” O Rojão do Nordeste “, primeiro programa da emissora que foi ao ar em 21 de agosto de 1976, ás 5 horas da manhã. Desde então ás famílias nordestinas acostumaram-se a tomar o café da manhã em tão boa companhia.
 
Ao mesmo tempo em que apresentava seu programa na Novo Nordeste AM atuou também por alguns anos nas tardes da Rádio Sampaio AM de Palmeira dos Índios/AL.
 
1954 – Teve início em sua trajetória de vida a ligação com a radiodifusão, aos 16 anos durante o período que morou em Maceió/AL, conheceu pessoas ligadas á radiodifusão de Alagoas onde deu seus primeiros passos, fazendo parte aos domingos do programa ” Vesperal das Senhorinhas ” da famosa apresentadora Odete Pacheco.
 
1960 – Na rádio ” Clube ” em Arapiraca, participou junto com amigos, em um programa de música regional, foi o período que se descobriu com um timbre de voz caracteristicamente nordestino.
 
1966 – Durante um ano, das 5 ás 7 horas da manhã, atuou na rádio ” Antena de Publicidade “, em Arapiraca, com o programa ” Alegre Amanhecer “.

José Cícero dos Santos é natural ao antigo distrito de Cana Brava – atual Taquarana, que na época pertencia ao munícipio de Limoeiro de Anadia. Primeiro filho do casal Pedro Silvestre e Regina Rosa dos Santos, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1938. Aos 6 meses foi trazido pela família para Arapiraca. Com 7 anos a família se transferiu para o povoado Lagoa do Rancho, atual Vila São José. Aos 14 anos o adolescente José Cícero foi trabalhar na padaria do Sr. José Nobre, e nos finais de semana tocava pandeiro nos forrós e sítios da redondeza.   
 
Mais adiante em 1957 foi servir o Exército Brasileiro no quartel do 20 BC – Vigésimo Batalhão de Caçadores. Após um ano na caserna foi dispensado e voltou para Lagoa do Rancho, retomando o trabalho na padaria.Dois anos depois, em 1959 casou-se com a jovem Marilza Matias dos Santos, em Coité do Nóia. Desse matrimônio nasceram 5  filhos,  o casal ainda adotou Claudiane Lima da Silva.
 
Além de radialista, cantor, compositor, forrozeiro, foi vereador pelo munícípio de Coité do Nóia eleito em l982, pelo PDS. Durante este período continuou seu trabalho na rádio ” Novo Nordeste “.Zé do Rojão com seu vozeirão caracteristico e sua animação inconfundível continua com a mesma voz e dedicação , prestando uma grande contribuição a música regional nordestina, divulgando Arapiraca e alegrando diariamente o povo do Agreste e Sertão.
 
Em 2010 a Rádio Novo Nordeste , onde atuou por mais tempo da sua vida, em um justo reconhecimento ao seu talento ” batizou ” um moderno stúdio com o seu nome artístico.
 
Exposição “O Rojão do Nordeste”
Aproveitando o ensejo, o Museu ‘Zezito Guedes lhe prestou uma homenagem como reconhecimento de seu inestimável valor e de sua importante atuação no rádio arapiraquense.
A exposição ” O Rojão do Nordeste “, em homenagem ao grande mestre do rádio interiorano Zé do Rojão,  permaneceu aberta até o dia 17 de  Setembro/2011 no Museu Zezito Guedes ,  localizado na Praça Luiz Pereira Lima.
[ Fonte: Acervo cultural do " Museu Zezito Guedes "  - Arapiraca/AL ]

FRASES ( Sobre ” Zé do Rojão ” )
” Zé do Rojão, foi o primeiro locutor da Rádio Novo Nordeste Am , era sua voz, com boa dicção que despertava a ‘ nação agrestina ‘ com música de raiz,  forró pé-de-serra e declamações de poesias matutas  de autoria de Zé da Luz , Catulo da Paixão Cearense, e tantos outros “
Roberto Gonçalves ( jornalista )
” Zé do Rojão continua encantando gerações. É sem sombra de dúvidas um dos patrimônios vivos de Arapiraca “
Kyka Tenório ( diretora do Museu Zezito Guedes )
“O Novo Nordeste canta desassombrado na voz de Zé do Rojão. O verdadeiro Nordeste de hoje, super moderno, musicalmente avançado e que, graças a Deus, não perde a singeleza e a ternura das coisas bem nossas, cantadas ontem, hoje e sempre na história de nossa gente, que cada vez mais encontra novos e bons motivos para cantar”
Rosa Maria Guerrera (  frase extraída do compacto “Zé do Rojão canta o NN” )
[ Editado por Pedro Jorge ]
 
FORRÓ ALAGOANO
 
Para mais informações sobre o genuíno [ Forró ] Pé-de-Serra de
Artistas Alagoanos, Acesse : forroalagoano.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa seu comentarios vou ler com carinho
tb aceito sugestões obg