Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PREFEITO LUCIANO BARBOSA


“O Município precisa investir maciçamente em Educação, Saúde,, Cultura, Geração de Ocupação e Renda dentre outras áreas. A Cidade precisa de uma plástica em seus logradouros, monumentos, praças e trevos de acesso, isto eleva a autoestima da população”
Luciano Barbosa ( Prefeito de Arapiraca )
[ Fonte (frase): Livro "ACALA - História e Vida" ]
 
BIOGRAFIA – 1
 
José Luciano Barbosa da Silva é natural de Palmeira dos Índios/AL, nascido no dia 13 de agosto de 1958. Engenheiro civil. Em seu histórico, fez sua educação pré-escolar no Colégio Diocesano de Garanhuns/PE, cidade na qual fez a 1ª Eucaristia – símbolo de fé, orientado por seus pais.Em Maceió/AL no Colégio Nossa Senhora das Graças (sua protetora) cursou da 1ª a 4ª séries do primário. Porém, foi no Colégio Nossa Senhora do Bom Cnselho – Arapiraca/AL, cidade que se identificou como filho, que cursou o Ensino Ginasial.Em plena adolescência iniciou sua produção ativa, como líder nos trabalhos em equipes e representante de turma.Aos 17 anos concluiu o 2º grau no Colégio Marista de Maceió. Ingressou na UFAL (Universiade Federal de Alagoas), no curso de Engenharia, com destaque de classificação no vestibular. Cursando Engenharia, muito bem relacionado, participou de vários movimentos estudantis da época, iniciando sua liderança, abordando os problemas político-sociais do País, um deles “Diretas Já”. Escolhido pelos colegas, foi orador da turma em sua formatura.
Cursou Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental na Faccudade Federal da Paraíba. Iniciou sua militância política no PMDB Jovem, em Alagoas, partido do qual fez parte, também militou no PC do B, levando a juventude a refletir sobre a ditadura militar e suas atrocidades.
A trajetória de cargos públicos ocupados por Luciano Barbosa é identificada por sua capacidade e responsabilidade ao enfrentar os desafios. Foi Secretário de Educaçao em Arapiraca, quando realizou um excelente trabalho, seu primeiro desafio público.
Como secretário de Transporte e Obras do Estado, é a ele atribuído o mérito da recuperação da Malha Rodoviária do Estado.
Assumindo a Secretaria de Administração do Estado, implantou o SIAFEM (Sistema de Administrração Financeira do Estado e Municípios de Alagoas). Com seu desempenho, foi convidado á Subsecretaria de Planejamento do Ministério da Justiça, onde atuou na elaboração.
Luciano Barbosa é tido como referência na gestão pública e por isso tem entre seus admiradores o Senador Renan Calheiros, a quem auxiliou no Ministério da Justiça, onde atuou na formulação do plano plurianual do Ministério.
Secretário de Economia e Finanças de Arapiraca, correspondeu a todas as expectativas, realizando uma gestão inovadora. O fato de ser Mestre em Finanças e Planejamento Internacional, curso realizado na Universidade de Columbia, em New York, com integração ao Banco Mundial, muito lhe ajudou nessa empreitada.
Porém, não parou por aí. Em 6 de junho de 2002, é empossado como Ministro da Integração Nacional. Em seu discurso de posse para todo o Brasil, representou Alagoas, e principalmente a saga do povo do interior. Em 16 de setembro de 2002, nos feestejos de 100 anos do Palácio Marechal Floriano Peixoto, em Alagoas, representou o Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Para Luciano, todo cargo a ocupar é de responsabilidade plena. Atualmente Prefeito de Arapiraca, eleito pela segunda vez consecutiva. Como Prefeito do mais importante Município do interior de Alagoas, Luciano Barbosa imprimiu um ritmo profissional á gestão pública. Seu plano de governo é a cartilha e o livro de cabeceira de seus colaboradores. Na primeira semana de Governo, iniciou o Planejamento Estratégico da Prefeitura, prática que se expandiu por todas as secretarias.
Sendo um tocador de projetos, Luciano vem realizando importantes empreendimentos: conclusão da construção da barragem de Bananeiras, Área Verde, Estádio Municipal, conclusão do Parque Ceci Cunha, implantação do Projeto 2º Tempo, incentivo ás entidades beneficentes e instalação da Secretaria de Cultura e Turismo, consolidando eventos como a Festa da Padroeira, São João, Festival Anual de Repentistas, Natal Iluminado e Cultural. Apoia decisivamente os artesões e artistas locais.
Complemento:
O trabalho desenvolvido na primeira gestão foi amplamente reconhecido pela população de Arapiraca, que reconduziu Luciano á Prefeitura, com a maior votação obtida  na história política de Arapiraca.
A administração de Luciano Barbosa foi consagrada nas urnas, com a maior votação de um candidato na eleição majoritária no Município. A chapa de Luciano Barbosa e Rogério Teófilo obteve 81.144 votos, o que representou 91,07% dos votos válidos.
Luciano reassumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2009 e revelou que o segundo mandato será voltado para dar continuidadae ao trabalho desenvolvido na primeira gestão, com o fortalecimento da Educação, principalmente com a ampliação das escolas de tempo integral, e a estruturação do Município para receber novas indústrias, a fim de gerar mais empregos e assegurar, cada ve mais, melhor qualidade de vida aos arapiraquenses.
Luciano Barbosa também está direcionando as ações para dinamizar o setor da saúde, com a construção de novas unidades para o atendimento aos moradores da área urbana e da zona rural do Município, além da pavimentação de dezenas de ruas e a construção de praças públicas, com adoção de modernos projetos urbanísticos e de esgotamento sanitário e obras de infra-estrutura urbana a exemplo da conclusão das obras de urbanização do Vale das Águas e a entrega do Lago da Perucaba, que está sendo transformado num dos mais belos cartõess-postais de Alagoas.
A competência e o dinamismo de Luciano foram reconhecidos pelos gestores municipais, que elegeram, no dia 26 de janeiro de 2009, o prefeito de Arapiraca para a presidência da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos).
Luciano disputou o pleito em chapa única e obteve 90,7% dos votos dos prefeitos alagoanos. Como proposta para a gestão á frente da AMA para o biênio 2009/2010, o prefeito de Arapiraca defende a implantação de consórcios setoriais como solução para alavancar o desenvolvimento regional, bem como ações compartilhadas entre os Municípios, governos estadual, federal e de toda a classe política alagoana.
Luciano Barbosa revelou que sua gestão á frente da AMA ainda terá como foco principal a capacitação dos Municípios para o saneamento financeiro, a fim de que os gestores possam ampliar a capacidade de investimentos e habilitar as prefeituras para elaborar projetos e receber recursos do governo federal.
[ Fonte: Livro "ACALA - História e Vida", abril de 2009 ]
BIOGRAFIA – 2
José Luciano Barbosa da Silva (Palmeira dos Índios/AL, 13/08/1958) é um engenheiro civil e político brasileiro.Engenheiro civil com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca no governo Severino Leão (1993/1996), secretário de Finanças e de Saúde da Prefeitura de Arapiraca na administração da prefeita Célia Rocha (1997/2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do governo de Divaldo Suruagy (1995/1997) em Alagoas, atuando ainda como coordenador do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) no momento em que o Estado enfrentava uma séria crise financeira, com salários dos servidores atrasados em até nove meses, e secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros, em 1999.
 
Foi ministro da Integração Nacional* de 5 de junho de 2002 a 1 de janeiro de 2003, quando foi sucedido por Ciro Gomes. Atualmente, é prefeito do município alagoano de Arapiraca*, o segundo maior do estado de Alagoas, cargo para o qual foi eleito em 2004 e reeleito em 2008.
Em 26 de janeiro de 2009, foi eleito em chapa única presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), em votação que reuniu a maioria dos prefeitos do Estado.
*Ministro da Integração Nacional do Brasil ( 2002 – 2003 ):
Precedido por Ney Suassuna / Sucedido por Ciro Gomes.
*Prefeito de Arapiraca ( 2004 – atual )
Precedido por Célia Rocha
[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]

ARAPIRACA – A Metrópole do Futuro
Luciano Barbosa Coloca Arapiraca no Caminho do Futuro
Reeleito para o 2º mandato com 91% de preferência popular, o prefeito Luciano Barbosa vem imprimindo com sua equipe um ritmo de trabalho profissionl e modernização da gestão pública.
As intervenções realizadas com políticas públicas sérias e comprometidas com a melhoria costante da qualidade de vida da população, estão atraindo cada vez mais investimentos para o Município. Exemplo disso é que Arapiraca vivencia um “boom” imobiliário, com a construção de mais de 10.000 moradias e a geração de milhares de postos de trabalho nos últimos seis anos.
Metrópole
A Cidade de Arapiraca foi destaque em reportagem, publicada no mês de setembro, pela revista “Veja” (nacional), como uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem destaca o crescimento alcançado pelo Município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social.
A publicação traça um panorama de como as Cidades localizadas no interior do Brasil estão se tornando metropóles. Ainda na reportagem, a revista “Veja” revela que algumas Cidades do interior do País, entre elas a Cidade de Arapiraca, estão abrindo novas fronteirass de crescimento e gerando negócios de sucesso.
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) disse que a reportagem da revista “Veja” reforça o que a Gazeta Mercantil e o Instituto Florenzano Marketing já haviam descoberto há cerca de dois anos, com a publicação de pesquisa sobre os Municípios brasileiros mais dinâmicos.
Na primeia pesquisa, o Munícipio ficou entre os 33 mais dinâmicos, e, no ano seguinte, Arapiraca foi incluída  entre as 10 mais dinâmicas do Brasil, dentre os mais de 5.500 Municípios do País.
“A publicação da revista’Veja’ mostra, mais uma vez, que estamos no  caminho certo, fazendo as intervenções necessárias, com a participação da iniciativa privada e o apoio dos diversos segmentos da sociedade , para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos arapiraquenses”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
[ Fonte: Informativo da Prefeitura de Arapiraca, 0utubro de 2010 ]
[ Editado por Pedro Jorge ]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa seu comentarios vou ler com carinho
tb aceito sugestões obg