Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

MANOEL TENÓRIO MEU QUERIDO AMIGO


“Cantar é minha arte e minha vida. Sempre agradeço a Deus por ser feliz junto á minha família, aos meus amigos e meus admiradores”
Manoel Tenório
 
Nome completo: Manoel Tenório Sobrinho
Nome artístico: Manoel Tenório
Data de nascimento: 15/01/1943
Local: Taquarana/AL
Gêneros: Seresta, Popular-Romântico e Música de Mensagem.
 
 
BIOGRAFIA – 1
Por Pedro Jorge
 
Manoel Tenório Sobrinho nasceu no dia 15 de Janeiro de 1943 na cidade de Taquarana/AL, na época pertencente a Limoeiro de Anadia/AL.
 
Iniciou a sua brilhante carreira artística fazendo serenatas em sua cidade natal, aos 13 anos de idade. Em 1963 ele participou de um programa de auditório de novos talentos, no ( extinto ) “Gersey Clube”, na ( extinta ) “Rádio Clube  AM” de Arapiraca/AL cujo apresentador era o radialista e artista plástico José de Sá. Competiu com mais 17 candidatos e conseguiu o 1º lugar, recebendo como prêmio a quantia de Cr$ 500 ( 500 cruzeiros ). Depois ficou participando do programa, que era exibido todos os domingos, como convidado especial.
 
Manoel reside em Arapiraca desde 1963. Começou apresentar em 1966 o programa “Uma Voz, Um Violão”, líder de audiência na época, onde ele cantava com o acompanhamento do violonista José Costa na ( extinta ) “Rádio ‘Antena de Publicidade’. Ao mesmo tempo dividia as suas atividades musicais com a de secretário de administração municipal, cargo que permaneceu durante 24 anos, pois todos os prefeitos que assumiram a prefeitura de Lagoa da Canoa/AL  solicitavam que ele permanecesse no cargo. Depois assumiu o mesmo cargo por 8 anos na prefeitura de Jaramataia/AL e logo após como assessor da mesma pasta na prefeitura de Batalha/AL.
 
Em 1967 o cantor e compositor Manoel Tenório fundou um grupo musical dedicado exclusivamnete ao gênero seresta, tendo inclusive a oportunidade de se apresentar, além de Alagoas, nos estados de Sergipe, Pernambuco Ceará e Bahia. Suas principais influências musicais são Nélson Gonçalves e Altemar Dutra.
 
Em 1981 fundou a “Banda ‘Magia’”, se apresentando por todo o Nordeste brasileiro. A banda era formada por alguns dos melhores músicos de nossa cidade: Lula Dules ( teclado ), Robeval ( guitarra ), Léo ( bateria ), Zé Rufino (percussão), Humberto ( contrabaixo ), Manoel Tenório e Aguinaldo como
crooners.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa seu comentarios vou ler com carinho
tb aceito sugestões obg