Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ART-CHORO - (PRATA DA CASA)


 ” O Chorinho exige muito do artista porque os arranjos são difíceis, mas em todos os lugares aonde vamos, a aceitação é muito grande “.
Edílson Melo
[ Fonte ( frase ): " Jornal ' Alagoas em Tempo ' " ]
 
 
Origem do Choro
 
O Choro tem origem em meados do século XIX no Rio de Janeiro e herdou uma carga musical genética na miscigenação entre a polca, o Tango e a Valsa. Tudo isso com a malemolência brasileira, aliadas a instrumentos como violão, flauta, cavaquinho, bandolim e clarinete.
 
Em 1897, o Choro ganhou impulso com Chiquinha de Gonzaga. Nos anos 1930 nasce uma geração de mestres compositores como Altamiro Carrilho e Pixinguinha e o choro deixa de ser um fenômeno musical restrito para se tornar um dos maiores símbolos da cultura nacional.
 
 
Art-Choro / A Arte do Choro em Arapiraca / Por Pedro Jorge
O grupo Art-Choro comemora 7 anos de atividades musicais com o lançamento de um ótimo CD, ” Ferro em Brasa “. O grupo é composto pelos experientes músicos Humberto, Uziel, Lobinho, Gilmar e Edílson Melo, tocando choro e samba com um alto padrão de qualidade profissional.
Fundado em março de 2004, inicialmnte como um sexteto – incluia em sua formação original o músico ” Carlinhos ” ( no cavaquinho ), atualmente radicado em São Paulo – o grupo continua, agora, como um quinteto.
Todos os integrantes do grupo são veteranos na música e se reuniram para levar o que há de melhor na música brasileira para um público exigente e apaixonado por música de qualidade.
O Grupo Art-Choro fez uma participação especial em 3 faixas do primeiro DVD do cantor César Soares.

CURRÍCULO ARTÍSTICO / Por Pedro Jorge
Aqui você conhece o currículo musical e as outras atividades
profissionais exercidas por cada um dos integrantes do grupo Art-Choro:
Humberto ( Violão de 6 cordas )
Ex-integrante das bandas ” Apolo D “, ” Os Tremendões “, ” Pé de balcão ” e ” Auvanildo & Orquestra “.
Outra atividade: Funcionário do INSS .
Uziel ( violão de 7 cordas )
Ex-integrante das bandas ” Os Notáveis “, ” Pop Som Show “, ” Os tremendões “, ” Apolo D “, ” Tozinho & Banda ” e ” ” Os Bitinhos ” ( grupo de pagode ).
Outras atividades: Artista plástico e artesão.
Nota: A logomarca do grupo foi criada por Uziel.
Lobinho ( bandolim )
Ex-integrante das bandas ” Cio da Terra “, ” Banda Vênus ” e ” Folha Verde “.
Outra atividade: Proprietário de um estúdio de gravação e publicidade/jingles.
Gilmar ( vocal e tantã )
Ex-integrante das bandas ” Tozinho & Banda ” e “os bitinhos”.
Outras atividades: Proprietário de uma serralheria e de um abatedor.
Edílson Melo ( pandeiro e back-vocal )
Ex-integrante das bandas ” Cheiro de Fumo “, ” Atrasamba ” e ” Grupo Invade “.
Outras atividades: Funcionário público municipal ( vigilância sanitária ) e empresário do Grupo Artchoro.
Influências Musicais
Se espelhando nos grandes mestres do samba e do choro, de todos os tempos, e em artistas e grupos contemporâneos como Moraes Moreira, Armandinho, Nilze Carvalho, trio Madeira Brasil e Yamandú Costa, o Art-choro continua resgatando a tradição musical e o legado artístico de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacó do bandolim, Benito di Paula, Alcione, Martinho da Vila, e outros artistas e grupos, através de suas apresentações em todo o estado de Alagoas.
DISCOGRAFIA
* CD – ” O Que é, O Que é “/ 2008
* CD – ” Ferro em Brasa “/ 2010
Nota: Estes 2 CDs foram gravados no estúdio pertencente ao músico ” Lobinho “.

TRIBUTO ( Ao Saudoso ” Seba ” ) / Por Pedro Jorge
Os blogs Arapiraca legal /Artistas Arapiraquenses e o músico Edílson Melo prestam um tributo a Sebastião Braz de Melo, o popular ” Seba “.
Nascido em Caruaru/PE em 8 de agosto de l936, chegou em Arapiraca no ano de 1958 através de um convite feito por ” Cural ” ( na época goleiro do ASA ) para fazer parte do elenco do time arapiraquense.
” Seba ” jogou na decisão do ” Torneio do Boi ” ( Torneio do Interior ) na posição de zaguero central e ajudou o ASA a ser campeão desta competição.
O zagueirão ” Seba “, com 1,86 m. de altura, excursionou com o ASA, em 1960, por algumas cidades dos estados de Pernambuco e Paraíba e ajudou o alvinegro ganhar todos os jogos amistosos em que disputou.
” Seba ” além de suas atividades como atleta profissional também participou ativamente da vida cultural e social de nossa Cidade. Foi ele quem fundou a primeira escola de samba de Arapiraca: a ” Gigantes do Ritmo “, sabia tocar todos os instrumentos musicais (de uma escola de samba) e também foi o compositor do Samba-Enredo intitulado “Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel”.
Como músico se apresentou com grandes nomes da música nordestina como Jackson do Pandeiro, Jacinto silva, Zé do Rojão e outros.
Trabalhou na ” Rádio ‘ Novo Nordeste AM’ ” como motorista e comentarista esportivo e na 96 FM como motorista, vendedor de anúncios publicitários e também participava de alguns programas da emissora contando causos e piadas.
” Seba ” faleceu no dia 17 de julho de 2004 em um acidente automobilístico. Ele deixou o seu legado de paz, alegria e cultura para os seus familiares e para todos nós arapiraquenses.
Nota: O músico Edílson Melo, do Grupo Art-choro, é filho do saudoso Sebastião Braz de Melo, o ” Seba” .
[ Por Pedro Jorge ]

ORIGEM DO CHORO/CHORINHO ( Sinopse )
O Chorinho, como é conhecido hoje , surgiu por volta de 1870 no Rio de Janeiro, entre músicos populares ( a maioria funcionários de repartições públicas e de bandas do exército) que trabalhavam de dia e iam tocar á noite.
Na época, eles criaram uma nova interpretação para a polca, ritmo dançante muito conhecido e que fazia o maior sucesso no Brasil.
Já naquele tempo, os músicos populares costumavama se unir em conjuntos de tocadores de violão e cavaquinho, que aprendiam as polcas ” de ouvido “, ou seja sem usar partitura.Como os violonistas acabaram fixando determinados jeitos de tocar aquelas músicas – sempre nas cordas de som grave do violão – seu tom ficu mais triste, mais chorado, daí o nome choro.
O chorinho viveu seu apogeu entre 1930 e 1950. Seus maiores divulgadores. e pioneiros, são Joaquim Antônio da Silva Calado ( o primeiro chorão do país ) e Chiquinha Gonzaga, que tranpôs limites e venceus tabus em nome da música.
Ritmo essencialmente brasileiro, o Chorinho tem em Pixinguinha um dos seus maiores representantes.
[ Sinopse publicada no extinto " Jornal 'Tribuna de Alagoas' ", em 23/o3/2002 ]
CONTATOS
Edilson Melo.
Celular: ( 82 ) 9921-8619
       ”      :  ( 82 ) 9928-9563
E-mail: edilsonmelo2009@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa seu comentarios vou ler com carinho
tb aceito sugestões obg