Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AFRÍSIO ACÁCIO DO ACORDEON


Afrísio Acácio do Acordeon
 
 “O Projeto ‘Cultura na Praça’ é uma forma simples e eficaz de aproximar a arte popular e o público. A aproximação dos festejos juninos motiva as pessoas a apreciar, mesmo que por alguns minutos, os shows apresentados”.
Afrísio Acácio
[ Fonte ( frase ): www.arapiraca.al.gov.br ]
 
Nome completo: Afrísio Acácio
Nome Artístico: Afrísio Acácio do Acordeon
Codinome: O “Poeta-Vaqueiro”
Data de nascimento: 12/08/1949
Local: Campo Grande/AL
Gênero: Forró
 
O POETA-VAQUEIRO
Por Pedro Jorge
 
O “Poeta-Vaqueiro” Afrísio Acácio, natural de Campo Grande/AL, é considerado um dos maiores acordeonistas do nordeste. Atualmente reside em Arapiraca/AL e vem dando uma grande contribuição, através de seus projetos, para a cultura local e regional.
 
Seja cantando ou apresentado o seu programa “Amanhecer na Fazenda”, na Rádio Comunitária “Nativa FM” ( 91,3 ), Afrísio proporciona a todos nós a oportunidade de ter um contato direto com as nossas raízes.
 
Afrísio transmitiu a sua vocação de artista para o seu filho, Arlyson Acácio, e para sua esposa, D. Alcina Barbosa Acácio: ambos também cantam.
 
BIOGRAFIA
Por Pedro Jorge
 
Afrísio Acácio nasceu em 12 de agosto de l949 no sítio “Sapato”, próximo ao povoado “Campo Grande” ( hoje cidade ) que pertencia na época ao munícipio de São Brás/AL.
 
Ele teve os primeiros contatos com a música ouvindo os programas de Josa, “O Vaqueiro do Sertão” e de outros radialistas das emissoras de rádio de Sergipe.
Filho de fazendeiro, foi criado ajudando o seu pai, trabalhando como vaqueiro e carreiro. Desde criança sonhava em ser músico, possuia gado e portanto tinha condições de comprar uma sanfona, mas o seu pai não permitia que ele comprasse, pois não queria que ele se tornasse um artista.
 
Certo dia ele comprou a bicicleta de seu irmão e foi para a zona urbana de Campo Grande. Chegando no centro da cidade, ele trocou a bicicleta por uma sanfona de 48 baixos ( da marca ” Todeschine” ). Nessa transação ele “tornou” dinheiro. Retornando á fazenda, ele disse para o seu pai que, omitindo que tinha “dado torna”, havia trocado “uma na outra”. O seu pai ficou contente, pois sabia que a sanfona era duas vezes mais cara que a bicicleta. Seu pai só permitia que ele e os seus irmãos negociassem com familiares e jamais com outras pessoas.
 
No início, seu pai e sua mãe pensaram que ele iria tocar somente para os familiares e para os outros moradores da fazenda. Eles costumavam se reunir nos finais de tarde, após o trabalho diário, e todos juntos faziam uma grande festa ao som da sanfona do aprendiz Afrísio. Mas ali era só o começo, pois começaram a surgir muitos convites para ele se apresentar em diversos lugares como festas de aniversários, casamentos, batizados e vaquejadas, e logo depois também se apresentou em muitos showmícios.
 
Seus professores na arte de tocar sanfona foram Zé Maraba e Sabino da sanfona, e as suas principais  influências musicais foram  Luiz Gonzaga ( 1912-1989 ), Josa, “O Vaqueiro do Sertão”, Jacinto Slva, Trio Nordestino, Marinês ( 1935-2007 ) & Sua Gente e Zé Nílton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa seu comentarios vou ler com carinho
tb aceito sugestões obg